Bandeira da independência líbia içada na embaixada de Lisboa
"A bandeira, é a bandeira da independência", vincou o conselheiro para a comunicação social, Saoud Eltayari, salientando que o pessoal diplomático da embaixada da Líbia em Lisboa "já há muito tempo tinha declarado o seu apoio ao Conselho Nacional de Transição", órgão político dos rebeldes líbios.
Saoud Eltayari explicou que "as pessoas do antigo regime [fieis a Muammar Kadhafi] que estavam em Lisboa já foram retiradas".
"Agora esperamos que a situação na Líbia se normalize e aguardamos novas ordens. Mas a embaixada da Líbia está a funcionar normalmente e contamos com todo o apoio do Governo português", afirmou o porta-voz.
"A nossa missão continua a ser a de continuar a procurar dar passos importantes e necessários e facilitar os contactos para reforçar e incrementar os laços de cooperação entre os dois países, seja na área politica, económica ou cultural", acrescentou.
O pessoal diplomático da embaixada da Líbia em Lisboa manifestou em meados de Junho a sua ruptura com o regime de Muammar Kadhafi.
Anteriormente, em Fevereiro, o embaixador da Líbia em Lisboa, Ali Ibrahim Emdored, na carreira diplomática há 40 anos, já tinha anunciado a sua demissão em protesto contra o uso da "força brutal" contra os manifestantes pelo regime de Kadhafi
De acordo com Saoud Eltayari, o "cargo de embaixador continua a ser ocupado, para já, por Ali Ibrahim Emdored".