Bambi faz hoje 70 anos

O filme de animação da Disney "Bambi" faz hoje 70 anos. A cena em que a mãe de Bambi é morta por um tiro de um caçador é uma das mais tristes da história do cinema e a mais famosa do filme. Bambi marcou a infância de várias gerações que choraram a morte da mãe do pequeno veado.
Publicado a
Atualizado a

Bambi, que é a quinta longa-metragem animada da Disney e conta a infância de um pequeno veado que perde a mãe e acaba por formar a sua própria família, estreou no dia 13 de agosto de 1942 no famoso Radio City Music Hall, de Nova Iorque.

A morte da mãe de Bambi foi a primeira num filme da Disney no elenco dos "bons" - até então só os maus morriam - e imediatamente gerou críticas de que seria um filme demasiado triste para crianças. Mas Walt Disney não desarmou a justificou a decisão de ter mantido a morte da mãe de Bambi, que foi baseado no livro de Felix Salten publicado em 1923. Walt Disney terá dito então: "Não me parece que tenhamos de aligeirar os fatos para as crianças, tanto na vida real como nos filmes".

Na verdade Bambi ajudou gerações a perceber que a caça é uma prática controversa e para alguns até errada. O ex-Beatle, Paul McCartney tornou-se defensor dos direitos dos animais por causa de Bambi. "Com este filme percebi que caçar é errado" disse uma vez em entrevista.

Mas não foi apenas o lado triste do filme que comoveu o público. Também os gestos dos protagonistas do filme desenhados com base nos gestos de crianças fascinou os espetadores.

Bambi foi nomeado para três óscares em 1943 e em 1947, já depois da Segunda Guerra Mundial ter terminado, a película da Disney voltou às salas de cinema e hoje o clássico Bambi é considerado um dos filmes com maior bilheteira de todos os tempos.

VEJA AQUI O TRAILER DE 1942:

[youtube:nLvX-erABqY]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt