Bachir quer 'libertar' o Sudão do Sul dos seus líderes

Omar Bachir, o Presidente do Sudão anunciou hoje querer libertar o Sudão do Sul dos seus líderes, afirmação que indicia a proximidade da guerra entre os dois países. Momentos depois, era anunciado em Washington que o Sudão do Sul se tornara no 188º Estado membro do FMI e do Banco Mundial.
Publicado a
Atualizado a

"O nosso principal objetivo a partir de hoje é libertar os cidadãos do Sudão do Sul do SPLM. Essa é a nossa responsabilidade para com os nossos irmãos do Sudão do Sul", afirmou Bachir durante uma reunião na sede do seu partido em Cartum.

O Movimento Popular de Libertação do Sudão (SPLM) está no poder em Juba desde que, em julho, o cristão Sudão do Sul se tornou no mais jovem estado da comunidade internacional.

Bachir, objeto de um mandado de captura internacional pelo seu papel no conflito de Darfur, está disposto a nova guerra com o Sul apesar dos esforços diplomáticos internacionais.

Momentos depois da declaração feita por Bachir, chegava de Washington o anúncio de que o jovem país liderado por Salva Kiir se tornara membro do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt