Autoridades apreendem sete milhões de cigarros
O material estava escondido num contentor com rolos de fio de polyester. O contentor embarcou no Porto de Port Klang, Malásia, tendo chegado ao Porto de Lisboa, após transbordo em Roterdão, Holanda.
As autoridades aduaneiras classificaram a remessa como de risco elevado tendo em conta critérios de análise de risco, pelo que, para o respectivo controlo, foi desencadeada uma operação especial com elementos da Autoridade Tributária e da Unidade Fiscal da GNR.
A mesma terminou na apreensão de 1432 caixas de tabaco num armazém situado no concelho de Vieira do Minho. Foram ainda detidos 3 indivíduos, com idades compreendidas entre os 31 e os 53 anos.
"Esta apreensão, representa um duro golpe no contrabando em Portugal e insere-se no esforço demonstrado nos últimos anos da luta contra a fraude aduaneira e fiscal, uma vez que com esta apreensão evitou-se a evasão de pagamento ao Estado de cerca de 1 milhão e 300 mil euros em impostos e demais imposições fiscais e aduaneiras", refere fonte do Ministério das Finanças.