Autor de 'Drácula' morreu há cem anos

Tal como a personagem que imortalizou no seu 'Drácula', Bram Stoker morreu há muito tempo, mas não deixa, de certa forma, de estar muito vivo...
Publicado a
Atualizado a

Além de inúmeras sequelas, variações e recriações do seu extraordinário romance inspirado na figura histórica de Vlad Tepes, nobre romeno do século XV e senhor da Valáquia, o livro de Bram Stoker inspirou dezenas de filmes e um mercado de inesgotáveis derivações (em livro, em televisão e em videojogos) daquele que passou à história sob o cognome de "O Empalador".

O escritor irlandâs nasceu 1847 e morreu em 1912, tendo publicado aquele que é considerado o romance gótico mais famoso em 1897, após uma gestação de 16 anos.

Se escreveu outras obras, estas ficaram obscurecidas pelo sucesso de um livro que inspirou filmes desde o clássico 'Nosferatu' (1922) à mais recente interpretação de Coppola, de 1992, sem esquecer as incursões de Christopher Lee, em 1958, ou de Bela Lugosi em 1931.

Talvez por isso mesmo, no ano em que se celebra o centenário da sua morte meramente biológica, vai ser editada a sua correspondência e alguns outros textos, sob a designação em inglês de 'Diários Ocultos de Bram Stoker'.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt