Autárquicas: Ex presidente Carvalho de Moura lidera coligação PSD/CDS em Montalegre

O antigo autarca Carvalho de Moura, 76 anos, lidera a coligação PSD/CDS-PP que se candidata à Câmara de Montalegre para combater o poder instituído, o despovoamento e as fracas acessibilidades.
Publicado a
Atualizado a

\tJosé António Carvalho de Moura, social-democrata e professor aposentado, foi o primeiro presidente a ser eleito para a Câmara de Montalegre após o 25 de Abril, cargo que ocupou entre 1977 e 1989.

\tRegressa agora ao combate político para encabeçar a lista da coligação PSD/CDS-PP às eleições autárquicas de 01 de outubro.

\t"Vamos em coligação porque, desse modo, temos uma maior abrangência junto da população e teremos um melhor resultado, o resultado que a gente deseja que é uma vitória nas eleições", afirmou hoje à agência Lusa.

\tO antigo autarca disse que aceitou o desafio porque "Montalegre está a sofrer as consequências de um poder que já está instalado há cerca de 30 anos" e referiu que, no concelho, o clima parece de "uma autêntica ditadura".

\t"A prioridade das prioridades é a desertificação. Nós temos que encontrar formas de alterar esta situação que se está a atravessar. O concelho está sem gente, as aldeias estão sem gente e o nosso concelho é, de todos os de Trás-os-Montes, aquele em que a desertificação mais se faz sentir", salientou.

\tEsta é, portanto, a principal preocupação e um tema de destaque no plano estratégico que a coligação está a delinear.

\tCarvalho de Moura afirmou que o município está também "muito isolado" e elencou as "estradas miseráveis e a falta de acessos às vias rápidas".

\t"Nós vamos fazer tudo o que for possível para que as estradas que nos ligam a Braga e a Chaves tenham uma solução de melhoria para que, realmente, as populações tenham outra qualidade de vida", sublinhou.

\tO candidato referiu que o objetivo da coligação é apresentar listas em todas as freguesias, no entanto, ressalvou as dificuldades sentidas.

\t"Temos muitíssima dificuldade em constituir listas. Nestes concelhos rurais e do interior, há muita dependência do poder e as pessoas, umas não querem dar a cara e outras não podem dar a cara", lamentou.

\tNa sua opinião, neste município "as pessoas não são livres de dar as suas opiniões, dar a cara e apresentarem-se nas listas com toda a liberdade".

\tO presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, já anunciou a sua recandidatura pelo PS a um segundo mandato.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt