Autárquicas: CDU candidata sociólogo Orlando Pereira à Câmara de Mértola
Orlando Pereira, de 55 anos, vai tentar "reconquistar" aquele município do distrito de Beja, que a CDU, coligação que junta o PCP e o Partido Ecologista "Os Verdes", perdeu para o PS nas eleições autárquicas de 2001.
Segundo a coordenadora concelhia de Mértola da CDU, Orlando Pereira, militante do PCP, é licenciado, mestre, doutorado e especialista em Sociologia, pós-doutorado em Turismo e pós-graduado em Administração Pública e Desenvolvimento Regional.
Orlando Pereira foi professor universitário, técnico superior nas extintas associações de municípios do distrito de Beja e do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral e secretário executivo na Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), onde atualmente desempenha o cargo de primeiro secretário.
O candidato já escreveu cerca de 100 artigos, comunicações e publicações, a maior parte sobre o concelho de Mértola e o Alentejo, e é autor de várias obras conjuntas.
A Câmara de Mértola é presidida pelo socialista Jorge Rosa, que foi eleito em 2009 e cumpre o segundo mandato consecutivo, mas lidera a autarquia desde setembro de 2008, quando substituiu o anterior presidente, Jorge Pulido Valente, que suspendeu o mandato.
No atual mandato, Jorge Rosa dispõe de maioria absoluta e lidera um executivo composto por três eleitos pelo PS e dois pela CDU.
Jorge Rosa, que se recandidata, pelo PS, Orlando Pereira, pela CDU, e o funcionário de uma operadora de telecomunicações David Encarnação, pelo PSD, são os candidatos conhecidos, até hoje, à presidência da Câmara de Mértola, nas eleições autárquicas de 01 de outubro.
A CDU lidera oito dos 14 municípios do distrito de Beja (Alvito, Barrancos, Beja, Cuba, Castro Verde, Moura, Serpa e Vidigueira) e o PS seis (Aljustrel, Almodôvar, Ferreira do Alentejo, Mértola, Odemira e Ourique).