O nível global das provas de aferição do primeiro ciclo feitas o ano passado foi de 69 por cento, um ponto abaixo do que se verificou em 2010, um resultado que o Gave considera "estável"..Em 2011 cerca de 55% dos 103.440 alunos que prestaram provas teve Bom ou Muito Bom, o que significa um aumento de 11% nestes patamares de nota em relação ao ano anterior..Os alunos de Bom são a fatia maior (46%), enquanto os de Muito Bom representam apenas 8% do total. Houve 33% de classificações Satisfaz e as negativas representaram 13% dos resultados globais..Nas provas houve resultados melhores em leitura, com uma média de 63% de respostas corretas mas na expressão escrita os resultados são muito inferiores, com uma média de 34% de respostas certas..Na parte de escrita as maiores dificuldades foram nos parâmetros de Morfologia e Sintaxe, ou seja, na construção de frases corretas..O Gave recomenda que a escrita tenha uma abordagem "mais eficaz e aprofundada" nas aulas, registando que é preciso um método de ensino que desenvolva as "técnicas básicas de organização textual".Quanto à leitura, o Gave defende que haja mais atividades de leitura inferencial centrada na compreensão dos textos - interpretar por que razão se altera o comportamento de uma personagem, por exemplo..No domínio do "conhecimento explícito da Língua", mais de 8% dos alunos não acertou uma única resposta - em doze perguntas - mas a média global atingiu os 58%..Aqui, o Gave recomenda que nas aulas os alunos aprendam aprendam mais sobre a "clarificação e desconstrução do significado da linguagem"..As provas de aferição realizadas no 1.º Ciclo não contam para a nota final do aluno, visando obter informações sobre a aprendizagem e melhorar práticas de ensino.