Audi Q2. Chegou a vez dos pequenos SUV premium
Começou outra "guerra" ao nível dos SUV compactos: agora a oferta alarga-se aos premium, com o lançamento do Audi Q2. É um modelo em que a marca dos anéis deposita grandes expectativas, ainda que até possa canibalizar o mercado do A3, dado que os preços são idênticos. Mas há espaço, sem dúvida, e clientes para duas escolhas que são, afinal, bem diferentes.
Linhas angulosas, que lhe conferem uma imagem de algum poder, tejadilho descendente, reduzida zona vidrada, cintura elevada, jantes que podem chegar às 19 polegadas (16 e 17de série), cavas salientes, o Q2 é dominado pela grande grelha (single frame), o rosto da família dos quatro anéis. Um longo spoiler e o "obrigatório" difusor de proteção inferior da carroçaria marcam a traseira. E uma solução de continuidade e bem capaz de ser consensual.
No interior, um estilo conhecido, sempre bem interpretado e que permite uma série de escolhas, desde logo o e-cockpit, um "must" Audi que se faz pagar. Em termos de espaço, poucos reparos: comodidade suficiente atrás, com dois ou três lugares rebatíveis (40:20:40 é opção), a permitirem potenciar a capacidade de carga, a qual pode variar entre os 405 e os 1050 litros, numa mala de fundo plano e com boa altura de acesso (74 cm). Um bom aproveitamento do SUV construído sobre a plataforma MQB, com 4,19 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 2,60 metros.
Como é costume, apesar de haver três níveis de oferta - Base, Sport e Design - as opções são muitas e os preços simpáticos podem atingir valores menos impressivos se nos deixarmos perder na magnífica lista de extras do Q2 que pode tornar-se num automóvel de fazer inveja em termos de equipamento. A Audi vai bem longe no enriquecimento das suas propostas. Por exemplo, não falta uma suspensão adaptativa nem um cruise control com stop&go, que funciona até aos 65 km/h facilitando sobremaneira a condução em situações de muito tráfego na cidade.
O Audi Q2 vai estar disponível, na fase de lançamento, com um dos mais apetecíveis motores da gama, o 1.6 TDI de 116 cv. A oferta será progressivamente alargada ao 2.0 TDI nas versões de 150 e 190 cv. A gasolina a oferta contemplará o três cilindros 1.0 TFSI (116 cv).
Quanto a transmissões, caixa manual de seis velocidades ou a automática S Tronic de dupla embraiagem com sete velocidades, em combinação com todos os motores.
Novidade é a direção progressiva, estreia num modelo de produção do construtor.
Em matéria de inf entretenimento está contemplado o hotspot wi-fi para ligar dispositivos móveis, sistema de carregamento sem fios dos telemóveis e interface para sistemas Android ou IOS.
A versão base será proposta por 29 90 euros, Sport e Design têm o mesmo custo: 32 090 euros.