Atualize o Windows que vale a pena
A partir da próxima terça-feira começa a chegar a todos os computadores com Windows 10 a nova grande atualização deste sistema operativo, a que a Microsoft chamou de Creators Update. Estou a usá-la já há cerca de uma semana no meu Surface Pro 4 e só tenho a dizer bem.
Esta nova versão do Windows, a 15063, mostra-se rápida no arranque, estável na utilização e um pouquinho menos consumidora de bateria. Mas, acima de tudo, destacam-se as novas funcionalidades que inclui. Eis as minhas favoritas:
Bloqueio dinâmico - o PC deteta quando o dono se vai embora através do Bluetooth do seu telefone e bloqueia o ecrã. Para isso, basta ter o smartphone emparelhado com o computador e ativar (em Sistema/Contas/Opções de sign-in) esse parâmetro.
Luz noturna - é uma daquelas funcionalidades que não se percebe bem por que não tinha sido já incluída, mas é muito bem--vinda. É a resposta ao problema de saúde atribuído à utilização de ecrãs iluminados durante a noite - estes emitem frequências no espectro azul que podem dificultar o sono. Em modo noturno, o sistema reduz a intensidade do azul no ecrã, para que seja seguro usá-lo durante a noite. A funcionalidade pode ser ativada manualmente (há um botão nas Ações Rápidas), mas o melhor é usar o automático. Quando ativado (está em Sistema/Ecrã), o Windows programa-se para ligar o modo noturno entre o pôr e o nascer do Sol (consoante o fuso horário em que o aparelho se encontra). É ainda possível programar um horário pessoal e configurar a "temperatura de cor" pretendida.
O Paint 3D - o nome (um bocado parvo) Creators Update tem em parte origem nesta nova versão do velhinho programa de desenho que vem com o Windows desde a primeira versão, de 1985(!). Trinta e dois anos depois, a Microsoft criou um software de uso fácil que permite criar, com poucos cliques, imagens tridimensionais. Aliás, "3D para toda a gente" é o novo mote anunciado da empresa e este Paint é um exemplo dessa política. Eu, cujo jeito para as artes plásticas é tal que qualquer desenho que tento fazer sai um retrato de uma procissão de Fátima (ou outra coisa qualquer, é impossível determinar), não lhe dou grande uso. Mas basta experimentar para perceber que se trata de um programa simples mas poderoso, com o qual se podem criar ótimos desenhos tridimensionais - haja talento para o fazer.
Pastas no menu Iniciar - tal como já se faz há uns tempos na versão Mobile do Windows 10, passa a ser possível arrumar os mosaicos do menu Iniciar em pastas. Para isso, basta colocar (arrastando) um ícone sobre o outro. O sistema gera logo uma pasta nova e depois é só "largar" lá para dentro os outros atalhos que se quiser.
Modo jogo - O Surface, que utilizo como PC "para todo o serviço", não é propriamente uma máquina de jogos (nem é suposto ser), pelo que não tenho muita experiência com este novo modo. Mas a ideia é boa e, tanto quanto consigo perceber, funciona: ao ser ativado, o sistema configura-se automaticamente para proporcionar a melhor performance que o hardware suporta.
Como obter? A Creators Update irá chegar por fases a todos os utilizadores de Windows 10 através do sistema de atualização automática do Windows (que também foi melhorado, com os updates a serem mais rápidos). Mas nem toda a gente o receberá ao mesmo tempo. Se não quiser esperar, pode descarregar o Windows 10 Update Assistant e mandar fazer a atualização. Olhe que vale mesmo a pena.