Atriz quebra protocolo junto de Dilma Rousseff

A campanha "Veta tudo, Dilma", iniciada por organizações ambientais que pedem o veto ao novo Código Florestal, ganhou força hoje nas redes sociais, após a atriz Camila Pitanga quebrar o protocolo junto da Presidente brasileira.
Publicado a
Atualizado a

"Presidente, vou quebrar o protocolo só por um instante, para te fazer um pedido: Veta, Dilma", afirmou a atriz, que apresentava a cerimónia de entrega do título de doutor 'honoris causa' ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.

Poucos minutos depois, o pedido, feito "lindamente" pela atriz, segundo os utilizadores do Twitter, era intensamente comentado e retransmitido pelos membros brasileiros da rede.

O texto que define as novas regras para o Código Florestal brasileiro foi aprovado no último dia 25 na Câámara dos Deputados, dependendo agora somente da aprovação da Presidente da República para entrar em vigor. Este documento é visto pelos ativistas como um "retrocesso" em relação ao antigo código, entre outros motivos, por conceder "amnistia" aos desflorestadores de áreas consideradas sensíveis.

A campanha "Veta, Dilma!", surgiu no ano passado, quando as novas regras ainda estavam a ser discutidas. Após a aprovação da proposta, a palavra "tudo" foi acrescentada ao slogan, já que para os ambientalistas não há como "recuperar" o texto atual.

Com a campanha, as organizações têm conseguido angariar adeptos por todo o país, principalmente pelo Facebook e Twitter, rede social na qual a frase chegou a ser uma das mais compartilhadas na última sexta-feira, dia 27.

A partir desde final de semana, a campanha deverá deixar o mundo virtual para tomar as ruas, com a realização de uma série de manifestações públicas nas principais cidades brasileiras, entre as quais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt