Atlantis atracou pela última vez na Estação Espacial

O vaivém espacial Atlantis acoplou-se à Estação Espacial Internacional (ISS) este domingo, naquela que será a última missão deste programa americano inciado há 30 anos, anunciou a Nasa.
Publicado a
Atualizado a

Segundo a AFP, o Atlantis acoplou-se à ISS às 15.17 GMT (16.17 em Lisboa, que está em hora de verão), informou o canal de TV da Nasa, que transmitiu as imagens da manobra em directo.

A chegada da tripulação foi assinalada, como habitual, por badaladas de sinos, uma tradição herdada da marinha.

O Atlantis tinha chegado à estação uma hora antes do previsto, situando-se a cerca de 200 metros abaixo dela.

Durante a manobra, os astronautas da ISS fotografaram o exterior da nave. As fotos servirão para que especialistas avaliem se o aparelho sofreu algum dano durante a descolagem.

A missão, de 23 dias de duração e que inclui em sua tripulação de quatro membros uma mulher, marca o final de uma era espacial, deixando os Estados Unidos sem naves capazes de colocar em órbita os seus astronautas.

A nave entregará 3,7 toneladas de alimentos e equipamentos à ISS, para permitir que a estação orbital e sua tripulação permanente de seis pessoas contem com abastecimento durante um ano.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt