Atividade económica melhorou em dezembro

Os indicadores coincidentes da atividade económica e do consumo privado registaram um novo aumento em dezembro, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal.
Publicado a
Atualizado a

O indicador de atividade económica avançou para 1,6% (1,2% em novembro), enquanto o do consumo privado aumentou cinco pontos percentuais para 0,7% (0,2% em novembro), situando-se em terreno positivo pelo segundo mês consecutivo.

Também o indicador relativo à atividade económica apresenta valores positivos desde setembro, após nove meses em queda.

De acordo com os Inquéritos de Opinião da Comissão Europeia, no quarto trimestre de 2013, o indicador de sentimento económico registou uma evolução favorável em relação aos valores do terceiro trimestre na generalidade dos países da área do euro, confirmando a trajetória de recuperação que se verificava desde o início do ano.

Relativamente ao consumo privado, no trimestre terminado em novembro de 2013, o índice de volume de negócios no comércio a retalho, divulgado pelo INE, aumentou em termos reais 0,9 por cento, após uma diminuição de 0.7 por cento no terceiro trimestre do ano.

No quarto trimestre de 2013, as vendas de veículos ligeiros de passageiros aumentaram 27 por cento, em termos homólogos, tendo aumentado 15,7 por cento no terceiro trimestre do ano.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt