Atirador é ex-soldado especialista em guerra psicológica

O autor do tiroteio num templo sikh do Wisconsin, que matou seis pessoas antes de ser abatido pela polícia, é um ex-soldado especializado em operações de guerra psicológica, anunciou o Pentágono.
Publicado a
Atualizado a

O alegado atirador, identificado como Wade Michale Page, serviu no exército dos Estados Unidos entre 1992 e 1998 como soldado de primeira classe e recebeu várias medalhas de honra por bom comportamento, segundo a infantaria norte-americana.

O homem alistou-se há 20 anos, tendo deixado o exército seis anos depois, sem nunca ter serviço fora dos Estados Unidos. Esteve estacionado em Fort Bliss, no Texas, e em Fort Bragg, na Carolina do Norte.

Enquanto especialista em operações de guerra psicológica, o trabalho de Page consistia em recolher informações junto às populações e de realizar operações destinadas a influenciar num sentido favorável os interesses americanos.

Segundo vários media americanos, Page seria um adepto das teorias racistas sobre a supremacia da raça branca, uma informação que as autoridades locais e federais não quiseram confirmar.

Segundo testemunhos do tiroteio, o homem teria uma tatuagem a fazer referência ao 11 de Setembro num braço.

Responsáveis norte-americanos consideraram logo no domingo à noite que este passado do atirador deixa indiciar que se tratou de um ato de "terrorismo interno".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt