Atenas vai recusar mais dinheiro do resgate no Eurogrupo

Alemanha quer conhecer plano grego até quarta-feira. Varoufakis revela que concorda com dois terços do memorando
Publicado a
Atualizado a

Yanis Varoufakis vai a Bruxelas na quarta-feira dizer aos seus homólogos da zona euro que a Grécia não quer mais dinheiro do resgate, mas que precisa que seja emitida mais dívida a curto prazo. Mas também que os gregos querem receber os lucros das obrigações gregas na posse do Banco Central Europeu e outras instituições da zona euro. Ontem foi confirmada a realização na quarta-feira de uma reunião extraordinária do Eurogrupo para discutir a situação grega, um dia antes do Conselho Europeu.

"A Grécia não vai pedir as tranches que faltam do atual programa de resgate, exceto os 1,9 mil milhões de euros que o BCE e os bancos centrais dos países da União Europeia devem devolver", garantiu ontem à Reuters fonte oficial do governo de Atenas.

O ponto de honra de Alexis Tsipras é acabar com a austeridade imposta pelo programa de resgate da troika, que termina no dia 28. Ao mesmo tempo tem de pagar já este mês 2 mil milhões de euros de juros e cerca de 1,5 mil milhões em março pelo empréstimo do Fundo Monetário Internacional. Mas para isso precisa de fundos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt