At. Bilbau volta a conquistar um título, 31 anos depois

Equipa basca empatou em Camp Nou a 1-1, depois de ter goleado o Barcelona por 4-0 na primeira mão da Supertaça espanhola
Publicado a
Atualizado a

O Athletic Bilbau conquistou hoje a Supertaça de Espanha de futebol, ao empatar 1-1 com o FC Barcelona, fazendo valer a goelada de 4-0 da primeira mão para erguer o troféu 31 anos depois.

A precisar de um 'milagre' para operar a reviravolta na eliminatória, o Barcelona entrou em campo com as suas principais estrelas, ao contrário do que sucedeu no jogo da primeira mão, mas a solidez e organização defensiva da equipa forasteira acabou por prevalecer.

A muita posse de bola do 'barça' acabou por resultar num jogo lento e sem ideias, muito longe da baliza de Iraizoz. A exceção acabou por ser o golo de Messi, no final da primeira parte, aos 43 minutos, que deu algum alento à equipa para a segunda parte, que acabou por se 'esfumar' com a expulsão do defesa Gerard Piqué por protestos com o árbitro.

Com três golos de desvantagem e com menos um jogador, os 'blaugrana' arriscaram tudo e acabaram por se expor aos contra-ataques do Athletic, que acabou por chegar ao golo do empate aos 74 minutos por Aduriz, autor de um 'hat-trick' no jogo da primeira mão.

Com este resultado, a equipa de Luis Enrique falha o objetivo de conquistar o seis títulos possíveis num ano civil, depois de em 2015 ter já arrecadado a liga espanhola, a Taça do Rei, a Liga dos Campeões, e a supertaça europeia. Até ao final do ano tem ainda por conquistar o campeonato do mundo de clubes.

Quanto ao Athletic Bilbau, 31 anos depois volta a erguer a Supertaça, depois de em 1984 ter conquistado o troféu automaticamente ao vencer a liga espanhola e a Taça do Rei, como ditavam as regras da época.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt