Astronautas da Estação Espacial Internacional verão o eclipse solar três vezes
Os astronautas que orbitam a terra na Estação Espacial Internacional verão o eclipse solar desta segunda-feira, três vezes.
Numa sessão no Facebook da NASA, na passada sexta-feira, o astronauta Randy Bresnik explicou que como a Estação Espacial Internacional dá a volta à Terra a cada 90 minutos eles poderão assistir ao acontecimento em triplicado.
"A primeira vez [o eclipse] estará longe da costa oeste. Na verdade vamos cruzar o caminho do sol e teremos um eclipse parcial mesmo em frente à estação espacial", disse Bresnik durante a sessão.
O primeiro eclipse parcial será visto a começar às 17:33 horas (hora de Lisboa). A segunda oportunidade será quando a estação espacial estiver a norte de Lake Huron, no Canadá, às 19:23 e a última irá ocorrer às 21:17 , quando o laboratório espacial estiver "à saída da costa leste", disse Bresnik.
A NASA afirmou anteriormente que os membros da Estação Espacial Internacional não terão um eclipse solar total, mas sim uma vista parcial. "É difícil observar um eclipse solar total de uma nave espacial tripulada, embora não impossível" afirmou a NASA.
Durante a sessão, Bresnik sublinhou que a Estação Espacial Internacional tem "câmaras especialmente equipadas que terão filtros solares que vão permitir tirar fotografias do sol".
"Vai ser muito bonito", acrescentou.