O músico César Prata criou os Assobio em finais de 2008 na Guarda, em parceria com Vanda Rodrigues, e investiu nele o mesmo empenho do anterior grupo, os Chuchurumel: "dar continuidade a um trabalho de renovação da tradição musical portuguesa", disse em entrevista à agência Lusa..Na quinta-feira, César Prata e Vanda Rodrigues, acompanhados de uma parafernália de instrumentos tradicionais e modernos, estarão no Centro de Artes de Sines, no âmbito do Festival Músicas do Mundo, a apresentar praticamente todo o álbum de estreia, editado em Maio pelo Teatro Municipal da Guarda..O registo reflecte as recolhas musicais e etnográficas que César Prata tem feito no terreno e nos cancioneiros já existentes, sobretudo das regiões da beira Alta e Baixa, reinterpretadas e com novas sonoridades, a partir do computador.."É um trabalho sobre a memória, mas que inclui coisas novas, com programações", referiu o músico, que reside em Trancoso..Ao assobio, bandolim, guitalele, ocarina e sanfona, César Prata acrescentou ainda guitarra sintetizada, ewi (um instrumento electrónico de sopro) e laptop, porque "o computador é um instrumento com recursos".."É possível juntar a realidade contemporânea com a tradição", sublinhou o autor, lamentando, ainda assim, a dificuldade em fazer a recolha directa de música tradicional, porque "as pessoas mais velhas que sabem já são escassas e é uma sorte encontrá-las".."Muitas destas pessoas vivem em aldeias desertificadas, não sabem o que é Internet e o seu saber não é valorizado", alertou César Prata.."En Lixboa sobre lo mar", "Nossa senhora do leite", "Oração para tirar o sol" ou Danza del rey Don Alonso" são alguns dos temas já registados pelos Assobio e que deverão ser interpretados em Sines, aos quais se junta ainda "Assobio", onde entra verdadeiramente o assobio.