Assista: José Pedro Coelho apresenta composições inéditas em Guimarães
José Pedro Coelho é o músico em destaque nesta sessão do ciclo Histórias de Jazz em Portugal, criado por António Curvelo e Manuel Jorge Veloso.
Esta noite a sessão vai começar às 21:30 com uma conversa entre os organizadores do ciclo e os músicos Diogo Duque e João Pedro Brandão. Nessa conversa estarão em destaque não só os percursos dos músicos convidados mas também o momento presente do jazz e as suas perspetivas futuras.
Esta 12.ª sessão do ciclo termina no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor com um concerto do próprio saxofonista, para o qual o músico teve carta branca. José Pedro Coelho estará acompanhado por Ricardo Formoso (trompete), André Fernandes (guitarra), Demian Cabaud (contrabaixo) e Marcos Cavaleiro (bateria), sendo que durante a atuação vai interpretar somente composições inéditas.
Estabelecido no Porto, José Pedro Coelho é licenciado em Jazz-Performance pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, já estudou com músicos como Mark Turner, Lee Konitz ou Bill McHenry e recebeu em 2004 a distinção de solista revelação na 2.ª Festa do Jazz no Teatro São Luiz, em Lisboa.
Antes, em 2003, o saxofonista passou a integrar a Orquestra de Jazz de Matosinhos, graças à qual já trabalhou com célebres músicos como Kurt Rosewinkel, Maria Schneider, John Hollenbeck, Mayra Andrade ou Maria Rita. Como líder do seu quinteto gravou em 2012 o álbum Clepsydra. Já no ano passado gravou com um dos seus mais recentes grupos, o Ensemble Super Moderne. Da sua discografia fazem ainda parte colaborações em álbuns de André Fernandes, Demian Cabaud, Júlio Resende, Mário Barreiros ou Susana Santos Silva.
O ciclo continuará até maio e ainda vai destacar as obras dos músicos Gonçalo Moreira, Nelson Cascais, André Sousa Machado e Pedro Moreira.
Todas as sessões são transmitidas em direto no site do DN.