Ashton Eaton e Genzebe Dibaba são os atletas do ano

Norte-americano é o rei do decatlo; etíope é recordista dos 1500 metros
Publicado a
Atualizado a

O norte-americano Ashton Eaton, recordista mundial do decatlo, e a etíope Genzebe Dibaba, 'rainha' dos 1500 metros, foram esta quinta-feira eleitos atletas do ano pela Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF).

Eaton, campeão olímpico em Londres2012, bateu o recorde que já detinha para revalidar o título mundial no decatlo nos Mundiais de Pequim, em agosto, ao somar 9.045 pontos.

No setor feminino, Genzebe Dibaba, de 24 anos, mereceu a distinção graças à nova marca mundial que fixou a 17 de julho, no Mónaco, quando correu os 1.500 metros em 03.50,07 minutos.

A irmã de Tirunesh Dibaba, tripla campeã olímpica e atleta do ano em 2008, eclipsou um dos recordes mais duradouros do atletismo, que pertencia à chinesa Qu Yunxia desde 1993.

Campeã mundial da distância em Pequim, Genzebe Dibaba detém também três recordes do mundo em pista coberta.

A escolha dos atletas do ano é, habitualmente, anunciada na gala anual da IAAF, que este ano foi suspensa devido ao clima pesado causado pela revelação por parte da Agência Mundial Antidopagem da existência de dopagem sistemática e generalizada no desporto russo, com especial incidência no atletismo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt