As escolhas de Marcelo no dia do livro: de Saramago a Uma Aventura

Presidente lamenta não ter tempo para ler em Belém e fez as escolhas para o dia do livro
Publicado a
Atualizado a

Hoje é dia do livro e, na Biblioteca Municipal de Alvito, o Presidente da República começou a manhã a recuperar o registo das Escolhas de Marcelo: apresentou os livros que doou àquela entidade num registo similar aos programas televisivos que fazia.

No terceiro e último dia da primeira etapa das presidências abertas "Portugal Próximo", Marcelo diz que "é fundamental que se leia", porque "quem não lê acaba por não aprender com os livros e fica sempre mais pobre, mesmo na forma como lida com os outros."

Marcelo confessou ainda que uma das coisas de que sente mais falta em Belém é de "tempo para ler". E confessou: "Leio muitos relatórios, que dispensaria, e muitos documentos, que dispensaria, e depois já estou cansado para ler. Mas tem que ser."

[artigo:5140209]

Numa doação pessoal à Biblioteca, Marcelo fez então as suas escolhas para o dia do livro.

Veja aqui os livros escolhidos pelo presidente:

- "Uma aventura na Madeira", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

Comentário do Presidente: "Não há um jovem ou adolescente que não tivesse lido estes livros. Ainda por cima é de uma colaboradora minha [Isabel Alçada é consultora para a área da educação]. Tenho de a trazer cá para fazer uma Aventura em Alvito. Levei-as a Celorico de Basto e elas fizeram uma aventura lá. Porque não Alvito? Tem Castelo para isso."

- "Ensaio sobre a cegueira", de José Saramago

Comentário do Presidente: "Saramago foi revolucionário. Estávamos habituado a ter a escrita com vírgulas e pontos e o discurso direto com aspas, ele alterou essa forma de escrita".

- "Afetos", de Rui Ochôa

- "Nicolau Breyner", de Sarah Adamopoulos

- "Afonso Henriques", de José Carlos de Oliveira

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt