As convulsões políticas pelo olhar de Sergei Loznitsa
De uma maneira ou de outra, ao longo do último ano, as notícias das convulsões políticas na Ucrânia marcaram a atualidade. As imagens das gigantescas manifestações na Praça da Independência, em Kiev - desembocando no afastamento do presidente Viktor Yanukovich, no passado mês de fevereiro - foram vistas e revistas nas televisões de todo o mundo, dando conta, de forma mais ou menos sintética, de uma profunda convulsão política. O filme de Sergei Loznitsa, A Praça (estreia-se hoje), é feito de imagens do mesmo local, no mesmo período, mas pode ser descrito como uma aposta na utilização das potencialidades documentais do cinema para, de alguma maneira, superar a brevidade da informação televisiva.
A Praça inicia-se com um plano fixo da multidão a cantar o hino nacional da Ucrânia. Há em tal escolha um simbolismo incontornável - afinal de contas, os milhares de manifestantes reunidos no coração de Kiev defendiam, não apenas a identidade do seu país, mas também a quebra de laços de dependência da Rússia e uma progressiva integração na dinâmica global do continente europeu.
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