As 'outras' rádios que Portugal também ouve

Publicado a
Atualizado a

Quais são as rádios responsáveis por uma audiência entre 11% e 13% que religiosamente consta no fundo da página do press release que a Marktest divulga trimestralmente?

São as rádios locais, algumas temáticas, que povoam Portugal de Norte a Sul, mas que, pela sua escassez de referências no inquérito que serve de base ao estudo da Marktest, têm direito apenas à alínea "Outras Estações". Mas para quem as faz e sobretudo para quem as ouve são a rádio do seu "bairro".

O documento completo - Bareme Rádio -, a que o DN teve acesso, é a revelação de um outro mundo radiofónico. Mas paralelo, recorde-se, ao universo dos grandes onde constam a Renascença (RFM, RR e Mega FM); Media Capital (Comercial, Cidade FM, RCP e Best Rock FM); RDP (Antena 1, Antena 2 e Antena 3) ou ainda a rádio de informação TSF. O grupo da Igreja foi responsável por uma audiência acumulada de véspera (AAV) de 23,3%, o da Media Capital por 15,3%, a RDP por 9,4% e a TSF5%.

As rádios abaixo destas, a maioria com menos de 1% de AAV, constituem um grupo muito interessante cuja a sua principal característica reside na proximidade com o seu ouvinte.

Na região da Grande Lisboa, onde lidera a antena 1 da Renascença com uma AAV de 10,5% (174 mil ouvintes/média), a rádio "Seixal FM, através de uma dinâmica própria que mantém há dezasseis anos, conseguiu conquistar as populações e tornar-se, não apenas a rádio do concelho do Seixal, mas sim a rádio da região", refere a rádio no seu site.

Na região do Grande Porto lidera a RFM (16,9% de AAV), que tem dois lugares abaixo a temática como a Festival (7,4%), a mesma rádio que obtém no Litoral Norte uma audiência de 0,9%. Ainda nesta região do país, um facto curioso ocorre a rádio nacional Antena 2 é batida pelas rádios Castelo, Fundação, Águia Azul ou Regional de Arouca.

No Interior Norte, área mais fértil em rádios - o Bareme dá registo de cerca de 80 -, a rádio mais ouvida é a RFM. A Cidade FM, com uma AAV de 1,4%, marca a transição para o grupo de rádios com menos de 1% de audiência. E entre estas estão as conhecidas BestRock FM, Mega FM ou Antena 2.

No Sul, onde lidera a Cidade FM, a Rádio da Fóia colhe 1,1% de AAV e a rádio Elvas 0,7% (Ver gráfico ao lado).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt