Artista tenta embarcar com pavão num voo para Los Angeles
Um pavão chamado Dexter foi proibido de embarcar no aeroporto de Newark, em Nova Jersey, por ser demasiado grande, mesmo sendo um "animal de apoio emocional". O pássaro pertence a Ventiko, uma artista de Brooklyn e até tem uma página no Instagram com mais de quatro mil seguidores.
Os outros passageiros que se encontravam no aeroporto não queriam acreditar: um pavão muito sossegado esperava, empoleirado num carrinho de transporte de bagagem, que a sua proprietária conseguisse resolver o problema: Dexter não podia viajar no avião da United Airlines, porque não "se encaixava nas diretrizes da companhia área no que diz respeito ao tamanho e peso de um animal de apoio emocional", de acordo com na BBC, que conta a história.
Ventiko tinha-se oferecido para pagar um bilhete para o pavão, mas a companhia área não permitiu que a ave embarcasse.
As companhias aéreas permitem que alguns passageiros com problemas emocionais ou psiquiátricos viajem acompanhados dos seus animais, mas o número tem aumentado nos últimos anos, o que levantou suspeitas de que nem todos os passageiros estão a ser verdadeiros quando justificam que precisam do animal para apoio emocional.
Dexter acabou por não conseguir embarcar no avião, mas Ventiko assegurou-se que viajavam juntos: se não poderiam chegar à Califórnia pelo ar, iriam por terra. E a artista fez a viagem de carro, só para não abdicar da companhia do seu fiel amigo.
Depois das imagens de Dexter no aeroporto terem sido partilhadas num blogue de viagens, o jornal The Guardian descobriu que a ave é famosa. Tem uma página oficial no Instagram, intitulada dexterthepeacock, onde surge em produções de moda, mas também a visitar a "família" e até a viajar de carro, confortavelmente acomodado no banco do passageiro. E é na rede social que conta a história do que aconteceu no aeroporto de Newark.
"Passei 6 horas a tentar embarcar no meu voo para Los Angeles", "escreveu" Dexter na sua página de Instagram, acrescentando: "Amanhã, os meus amigos humanos vão levar-me a atravessar o país [de carro]".
De acordo com o Bushwick Daily, o proprietário de Dexter adotou o pavão e a sua companheira, Etta, em 2015, quando as aves participaram numa instalação artística em Miami. Ela doou os pássaros a um abrigo na Florida mas pouco tempo depois Etta desapareceu e Ventiko optou por resgatar Dexter. Desde então partilham o mesmo apartamento, os passeios e muitas produções de moda.