Artista diz que levar crianças a galerias é 'perda de tempo'
Jake, udos irmãos do conhecido duo 'Chapman Brothers', garantiu ao jornal The Independent, que é impossível uma criança interpretar obras de arte complexas, como as produzidas - por exemplo - pelos pintores norte-americanos Jackson Pollock ou Mark Rothko.
Jake Chapman vai mais longe nos seus argumentos e diz ao mesmo jornal britânico: "Colocar uma criança em frente a um quadro de Pollock é um insulto (...) É como dizer que é tão idiota como uma criança? As crianças nem são ainda humanas".
Alvo de críticas, um pouco por todo o mundo, Jake citou Pablo Picasso na entrevista ao The Independent, dizendo "'Eu demorei quatro anos para pintar como Rafael e uma vida inteira para pintar como uma criança'... Mas isto é como dizer que uma criança irá compreender uma pintura cubista porque essa pintura é infantil... Não tem relação possível".
As palavras de Chapman estão a causar polémica entre especialistas em educação e crescimento e desenvolvimento infantis no Reino Unido. Beth Schneider, diretora da Academia Real de Artes em Londres, declarou ao The Independent ser importante estimular as crianças quanto à arte, acrescentando: "Não penso que [o facto de uma criança apreciar arte] diminua o reconhecimento ou a complexidade que as grandes obras podem ter".
Também Anthony Gormley, escultor e vencedor do Prémio Turner em 1994, se insurgiu sobre os comentários de Chapman: "Eu penso que a arte não deve ser compreendida, mas sim experimentada", disse ao The Times.
O artista Jake Chapman, pai de três crianças, já esteve nomeado no ano 2003 para um Prémio Turner, juntamente com o seu irmão Dinos Chapman.