Arsenal nuclear americano controlado por disquetes dos anos 70

Sistema só deverá ser atualizado, na melhor das hipóteses, no próximo ano
Publicado a
Atualizado a

As armas nucleares dos Estados Unidos são ainda parcialmente controladas por disquetes informáticas (floppy disks) dos anos 70, denuncia um relatório divulgado esta semana.

O documento do Government Accountability Office, a que a AFP teve esta quinta-feira acesso, aponta para a existência de um "preocupante número" de "sistemas antiquados" ainda utilizados por vários departamentos do Governo dos EUA, que necessitam desesperadamente de atualização.

O sistema de comando e controlo do Pentágono que "coordena as operações das forças nucleares dos Estados Unidos, tal como os mísseis balísticos intercontinentais, os bombardeiros nucleares e os aviões tanque e de suporte" funciona num computador IBM Series/1 que utiliza disquetes de oito polegadas, lê-se no relatório.

O Series/1 da IBM foi lançado em 1976, era Gerald Ford o inquilino da Casa Branca.

A porta-voz do Pentágono tenente-coronel Valerie Henderson confirmou à AFP que "o sistema está ainda em uso", porque "basicamente, funciona".

"No entanto, para responder às preocupações de obsolescência, está prevista a substituição das disquetes no final do ano de 2017", acrescentou esta responsável, segundo a qual "a mondernização de todo o Comando, Controlo e Comunicações nucleares (N3) está em curso".

O Pentágono prevê concluir este processo no final de 2020.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt