Arrisca expulsão da Nova Zelândia por pesar 130 quilos

Os 130 quilos de peso podem valer ao <i>chef </i>de cozinha sul-africano Albert Buitenhuis a expulsão da Nova Zelândia. As autoridades não o querem no país por ser demasiado gordo.
Publicado a
Atualizado a

O departamento de Imigração da Nova Zelândia comunicou a Albert Buitenhuis que não tem "um padrão aceitável de saúde". Apesar do chef já ter perdido 30 quilos desde que, há seis anos, foi viver para a cidade de Christchurch, arrisca-se a ser expulso do país por ter peso a mais.

O site da BBC News lembrar que a Nova Zelândia tem uma das mais altas taxas de obesidade registadas no mundo desenvolvido, com cerca de30% das pessoascom excesso de peso.

Buitenhuis e sua mulher Marthie , mudaram-se da África do Sul para Christchurch em 2007. Nessa altura o chef pesava 160 kg e, até agora nunca houve problemas com o seu peso .

De acordo Marthie , até à data, os vistos anuais de trabalho fram sempre renovados "sem grandes problemas". A mulher adianta ainda que as autoridades "nunca mencionaram o peso de Albert ou o seu estado de saúde, e ele já foi muito mais pesado do que é agora".

Mas, no início de maio, o casal foi informado de que os seu vistos de trabalho foram recusados devido ao peso de Albert Buitenhuis. "O irónico é que que o meu marido pesa menos agora do que quando chegámos à Nova Zelândia e menos do aquando da sua primeira inspeção médica."

O casal apelou já ao ministério responsável pela Imigração na Nova Zelândia para o deixarem permanecer no país, referindo que Buitenhuis até perdeu peso.

Ao apelo feito, um porta-voz

do departamento da I migração disse que o pedido foi rejeitado porque a obesidade deste homem acarreta um "risco significativo" para a sua saúde, nomeadamente através de possíveis complicaçõescomo a diabetes, a hipertensãoe as doenças cardíacas.

"É importanteque todos os migrantestenham um padrão aceitáveldesaúdepara minimizar os custossobreos serviços de saúdeda Nova Zelândia", disse o porta voz.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt