Argentina falha acordo com fundos e entra em 'default'

A Argentina e os fundos especulativos americanos não conseguiram chegar a acordo na quarta-feira sobre a dívida de Buenos Aires - que se encontra agora numa situação de incumprimento de pagamentos ('default').
Publicado a
Atualizado a

A agência de notação financeira Standard & Poor's baixou a classificação da Argentina num nível para "incumprimento seletivo" um pouco antes de o ministro argentino da Economia, Axel Kicillof, ter anunciado à imprensa em Nova Iorque que as duas partes não tinham chegado a acordo.

Este cenário coloca a Argentina em incumprimento de pagamentos num montante mínimo para o Estado, 539 milhões de dólares. Terceira economia da América Latina não conseguiu pagar esta quantia até à meia noite (05.00 da madrugada em Portugal).

O mediador designado pela justiça americana para conduzir as negociações, Daniel Pollack, declarou: "Infelizmente não foi possível um acordo e a República da Argentina vai entrar de forma iminente em situação de incumprimento".

É a segunda vez em 13 anos que tal cenário se verifica na Argentina. Segundo os analistas, a primeira consequência deste 'default' será o afastamento da Argentina do acesso aos mercados internacionais de capitais, do qual já tinha sido excluída em 2001.

Segundo a Sandard & Poor's, o incumprimento seletivo significa que "quem pediu empréstimos não honrou uma certa parte das suas obrigações ou uma emissão específica mas continua a pagar outros tipos de empréstimos a tempo".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt