Área Metropolitana do Porto passa a ter 96 zonas Andante
Segundo a Área Metropolitana do Porto (AMP), o novo mapa que, incluí 69 novas zonas, constitui um instrumento importante de gestão do território, não só para o concurso público de concessão dos transportes rodoviários na região, que deverá ser lançado em abril, como para a implementação do passe único.
O novo zonamento abrange os 17 concelhos que compõe a AMP, onde a partir de 01 de abril deverá entrar em vigor o passe único.
O novo passe único pode, contudo, não entrar já em vigor em toda a área metropolitana, uma vez que, segundo o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, há operadores que ainda não adquiriram os validadores necessários na rede Andante.
Segundo o autarca, mantêm-se ainda questões por resolver com a empresa Auto Viação Feirense que serve nove concelhos - Santa Maria da Feira, Arouca, Castelo de Paiva, Ovar, São João da Madeira, Porto, Gaia, Espinho e Gondomar - e o Grupo Transdev Norte, no caso particular de Santo Tirso.
O presidente da AMP acredita ainda assim que estes constrangimentos possam já estar resolvidos até ao dia 01 maio.
O novo passe único pode ser adquirido a partir de 21 de março nas lojas Andante, sendo que apenas quem possui o título de transporte Z2 e quer incluir uma ou mais zonas terá de se dirigir a uma loja Andante.
Para quem tem título Z4 e passar a usufruir do passe único metropolitano, a mudança será automática, acrescentou.
A AMP aprovou, em 22 de fevereiro, uma proposta de passe único de 40 euros para viagens intermunicipais e um outro de 30 euros para viagens dentro do concelho ou até três zonas.
No âmbito do PRAT - Plano de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos, foi ainda aprovado um título gratuito para crianças até aos 12 anos, que deverá entrar em vigor a 01 de setembro.