Intercetado míssil contra Riade

A Arábia Saudita "intercetou com sucesso" um "míssil balístico" disparado contra a capital, Riade, pelos rebeldes Huthis do Iémen, indicou um responsável militar
Publicado a
Atualizado a

O anúncio foi feito pelo coronel Turki Al-Maliki, porta-voz da coligação sob comando saudita que combate os rebeldes Huthis no Iémen.

Al-Maliki precisou que o míssil intercetado sobre Riade era "iraniano". O Irão é o grande rival regional da Arábia Saudita.

Antes, um jornalista da agência France Presse tinha dito ter ouvido três explosões no céu de Riade e outros habitantes da capital falaram nas redes sociais de uma explosão e fumo.

Os rebeldes huthis do vizinho Iémen já dispararam alguns mísseis contra Riade, que foram intercetados e destruídos. Dezenas de mísseis foram também lançados contra cidades sauditas no sul, próximas da fronteira.

Um fragmento de um míssil matou o mês passado um egípcio residente em Riade, a primeira morte registada na capital saudita devido aos ataques de mísseis dos Huthis.

A Arábia Saudita intervém militarmente no Iémen desde 2015, dirigindo uma coligação internacional que apoia o governo reconhecido internacionalmente, contra os rebeldes Huthis.

O porta-voz da coligação disse também que foram destruídos hoje no sul da Arábia Saudita dois veículos aéreos não tripulados (drones) lançados pelos rebeldes iemenitas.

Al-Maliki adiantou que um dos drones se dirigia "para o aeroporto saudita de Abha" e o outro para uma "zona civil" em Jazan.

Após examinar os restos do primeiro drone, verificou-se que se tratava de um veículo não tripulado "Huthi" e de "fabrico iraniano", que tinha como objetivo "o aeroporto protegido", indicou ainda o coronel.

Mais de 10.000 iemenitas já morreram no conflito.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt