Apresentadas mais de 270 candidaturas ao Nobel da Paz

O número de candidaturas ao prémio Nobel da Paz bateu novo recorde este ano, tendo sido apresentadas 278 propostas, anunciou hoje o Instituto Nobel, que vai atribuir os galardões em outubro em Oslo, na Noruega.
Publicado a
Atualizado a

"O número de candidaturas aumenta quase todos os anos, o que ilustra o interesse crescente pelo prémio", disse à agência France Presse o diretor do Instituto Nobel, Geir Lundestad, acrescentando que a organização "recebeu nomeações de todo o mundo".

O Comité Nobel reuniu-se hoje pela primeira vez este ano para analisar as candidaturas que, para serem consideradas válidas, têm de ser enviadas antes da data limite, 01 de fevereiro.

Durante esta primeira reunião, os cinco elementos do comité podem eles próprios apresentar candidatos além dos nomes já propostos pelos proponentes habituais: deputados e ministros de todos os países, alguns professores universitários, antigos laureados, membros de algumas organizações internacionais, entre outros.

A lista dos candidatos é mantida em segredo desde há pelo menos 50 anos. Lundestad disse apenas que 47 dos 278 candidatos ao prémo Nobel da Paz são organizações.

O nome do vencedor deverá ser anunciado a 10 de outubro em Oslo, a capital norueguesa.

O recorde anterior foi batido no ano passado, quando foram recebidas 259 candidaturas. O prémio foi atribuído à Organização para a Interdição de Armas Químicas, que está empenhada em desmantelar o arsenal de armas químicas do regime sírio.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt