Apple e Google são as empresas mais inovadoras do mundo
Mais uma vez a Apple é considerada a empresa mais inovadora do mundo, seguida pela Google. Segundo o ranking anual do Boston Consulting Group (BCG), divulgado na quarta-feira, as duas empresas mantêm os lugares do ano passado no topo da lista das 50 mais inovadoras. Em terceiro lugar ficou a Tesla Motors, a marca de automóveis elétricos que estava em sétimo no ano passado, e em quarto e quinto lugar ficaram a Microsoft e a Samsung, respetivamente.
Este é o 10º Inquérito Anual sobre a Inovação da BCG, uma empresa de consultoria de gestão e estratégia empresarial. Segundo o relatório, 79% dos inquiridos acha que a inovação é a prioridade das empresas ou está no top 3 das prioridades.
Quanto ao ranking, há 38 empresas não tecnológicas. Mais de metade das empresas é dos Estados Unidos (29), 11 são da Europa e 10 da Ásia.
No relatório da BCG são ainda identificados os "quatro fatores que diferenciam os líderes", resultado de um inquérito a mais de 1500 executivos seniores de vários países e setores desde 2004. Atingir maior velocidade no desenvolvimento de inovações, aperfeiçoar processos de investigação e desenvolvimento, alavancar o uso de plataformas tecnológicas e explorar sistematicamente mercados adjacentes, são os passos que, para a BCG, permitem criar empresas de sucesso.
Carlos Barradas, da BCG Portugal, sublinha a importância de uma estratégia integrada de inovação no mercado nacional. "Se as empresas portuguesas inovassem mais, o nosso tecido empresarial teria muito mais sucesso", explica. "Um dos entraves tem a ver com o facto de em Portugal se ter ainda algum receio de fechar projetos e de falhar. No sistema americano, a experimentação da inovação já é uma realidade e não existem preconceitos em fechar projetos que não funcionaram".