Apple conseguiu patente de mudança de página virtual
De acordo com o Escritório de Patentes dos Estados Unidos da América, a Apple conseguiu obter o direito sobre a patente da mudança de página virtual, notícia o site do jornal espanhol 'ABC'.
A aplicação serve para virar as páginas dos 'tablets' e livros eletrónicos inspirando-se e seguindo o modelo dos livros e revistas reais. Apesar de imensamente utilizado, este sistema foi agora patenteado pela Apple que, segundo o jornal americano 'The New York Times', citado pelo 'ABC', obtém os direitos exclusivos da "mudança de página virtual" para aplicações em e-readers.
De acordo com o jornal americano online sobre tecnologia 'The Verge', apesar de a Apple ter patenteado a aplicação, o caso não é tão "ameaçador" como pode parecer, visto que, segundo o jornal, a Apple não é totalmente "dona" da aplicação. Existem limitações reais que a concorrência pode usar a seu favor.
Há várias maneiras de virar as páginas dos livros eletrónicos, pelo que a Apple pode possuir apenas um dos muitos modelos disponíveis. O 'The Verge' diz ainda que é importante ter em conta que patentear um determinado design tem sempre limitações, nomeadamente os diferentes modelos anteriores ao patenteado.
Neste caso em particular, a mudança de página virtual tem várias metodologias precedentes à patenteada pela Apple, o que se torna relevante. Para emitir esta patente foram tidas em conta as concedidas previamente a empresas como a Microsoft, a Adobe e até a própria Apple, diz o 'The Verge'.