Apoio camarário com duas versões
"Há abertura por parte da Câmara de Lisboa para ser parceiro e apoiar" os Dias da Música, evento que substituirá a Festa da Música em 2007, "mas após avaliação do projecto, que não nos foi ainda apresentado". Contactado pelo DN, o vereador da Cultura, José Amaral Lopes, afirmou ontem que o município não garantiu ainda apoio financeiro à nova iniciativa do CCB , reiterando declarações que inicialmente prestara ao Correio da Manhã, nas quais desmentia António Mega Ferreira.
"Não se trata de uma questão de vontade", disse Amaral Lopes, "mas de cumprir o que está estabelecido no protocolo aprovado pela Câmara de Lisboa, protocolo esse que é muito claro no seu objecto - a Festa da Música -, e ao condicionar a transferência anual de cem mil euros à sua realização".
As declarações de Amaral Lopes foram recebidas "com perplexidade, mas não com surpresa" pelo presidente do CCB . Ao DN, António Mega Ferreira reafirmou ter recebido a "garantia clara do presidente da Câmara de Lisboa" de que o apoio que o município destinara à Festa da Música "se vai manter nos mesmos moldes" para o evento que a substituirá.
Mega Ferreira referiu que essa mesma garantia lhe foi dada em reunião formal, tida a 27 de Outubro último. Aí, disse, "expus a Carmona Rodrigues a situação [as razões da suspensão da Festa da Música] e apresentei a alternativa". Considerando as declarações do vereador da Cultura "no mínimo pouco informadas e, no máximo, bastante infelizes", Mega Ferreira referiu que o assunto foi ainda objecto de carta por si endereçada ao edil, "propondo [dadas as alterações no perfil do evento] um aditamento ao protocolo", válido por três anos (2006/2008), que as partes haviam firmado.
O fim da Festa da Música deverá ser entretanto alvo de uma manifestação de protesto, convocada por SMS, para o dia 1 de Dezembro, às 15.00, junto ao CCB .