Apenas 11 países mantêm o 'rating' triplo A
Entre os países que têm uma classificação da dívida de triplo A, atribuída pelas três maiores agências mundiais, a Moody's, Standard & Poor's e a Fitch, oito estão na Europa e quatro na zona euro.
Entre estes onze países, sete apresentam uma perspetiva 'estável' para as três agências de 'rating' que lideram a avaliação do risco da dívida soberana (Suécia, Noruega, Dinamarca, Suiça, Austrália, Canadá, Canadá e Singapura).
Os quatro restantes, (Holanda, Alemanha, Luxemburgo e a Finlândia) acabam de ver o 'rating' da sua dívida apresentar uma perspetiva 'negativa' pelo menos por uma das três agências.
O Reino Unidos é um dos três países que deixaram de pertencer, nos três últimos anos, ao clube dos Estados com melhor 'rating' (triplo A).
A dívida da França passou a ser classificada com Aa1 pela Moody', após novembro e 2012, com AA+ pela Standard & Poor's, desde de janeiro e com AAA pela Fitch.
Já a Áustria tem a notação de AA+ atribuída pela Stand & Poor'se desde janeiro de 2012 e de triplo A pela Fitch e pela Moody's, respetivamente, enquanto os Estados Unidos possuem uma classificação do risco da dívida de AA+ pela Standard & Poor's desde o verão de 2011 e de AAA pela Fitch e Moody's.
Abaixo da notação BBB- ou de Baa3, os países são considerados como menos fiáveis para emprestar dívida soberana, o que significa que a dívida que eles emitem é tida como um investimento especulativo pelo menos por uma daquelas agências de 'rating".
Na zona euro estão Portugal e o Chipre, bem como a Irlanda classificada neste nível pela Moody's, se bem que as outras duas agências norte-americanas apresentem uma notação para a dívida de BBB+.
Por último, a Grécia não parou de ver descer a sua notação da dívida, mas agora a avaliação do seu risco situa-se ao nível de altamente especulativa, segundo a Fitch 'CCC' e a Moody's 'C'
Para a Standard & Poor's, depois da reestruturação da dívida grega, a notação está em B-.
A lista dos grandes países europeus e de alguns países industrializados ou emergentes que completam o G20 é a seguinte:
Itália
BBB+ negativo, Baa2 negativo, A- negativo
Espanha
BBB- negativo, Baa3 negativo, BBB negativo
China
AA- estável, Aa3 positivo, A+ estável
Arábia Saudita
AA- estável, Aa3 estável, AA- estável
Japão
AA- negativo, Aa3 estável, A+ negativo
Coreia do Sul
A+ estável, Aa3 estável, AA- estável
África do Sul
BBB negativo, Baa1 negativo, BBB estável
Rússia
BBB estável, Baa1 estável, BBB estável
México
BBB estável, Baa1 estável, BBB estável
Brasil
BBB estável, Baa2 positivo, BBB estável
Índia
BBB- negativo, Baa3 estável, BBB- negativo

