Aos 25 anos, Irmãos Catita voltam a casa no 25 de Abril

Grande Baile da Liberdade Catita ou o concerto de regresso dos Irmãos ao Cinearte, os seus 25 anos e a madrugada de 25 de Abril.
Publicado a
Atualizado a

Por que razão pode alguém escolher passar a noite de 24 para 25 de abril, madrugada e dia da liberdade, num concerto dos Irmãos Catita de regresso ao Cinearte, onde há 25 anos começaram? "Em primeiro lugar porque nós tematicamente cantamos música do 25 de abril, depois porque estamos no [Teatro] Cinearte, na Barraca [em Lisboa], que sempre foi um lugar de liberdade e de afirmação da cultura em Portugal e, por outro lado, porque nós somos extremamente simpáticos, além de sermos atraentes fisicamente, mais uns do que outros." Manuel João Vieira ao telefone a partir das Caldas da Rainha, onde às terças-feiras dá aulas de desenho na Escola Superior de Artes e Design nas Caldas da Rainha. Elvis Ramalho, na verdade, já que logo corrige qualquer referência a uma outra personagem sua, incluindo à de si próprio.

Há vinte anos que os Irmãos Catita não subiam ao palco do Cinearte, onde começaram no início da década de 90 e contaram 480 concertos. O Elvis regressa então na noite de amanhã para o Grande Baile da Liberdade Catita, às 23.00, com Xiquito (Francisco Ferro) e Porketta (João Leitão).

E, para que se saiba ao que se vai: "Estamos a acabar de misturar um disco. São vinte músicas novas que curiosamente já tocamos há algum tempo, vamos tocar alguns êxitos que costumávamos tocar no Cinearte, músicas dos anos 60/70, do Conjunto Académico João Paulo e por aí fora, mesmo coisas do Tomás Alcaide, tangos, boleros, músicas do Nélson Gonçalves. Depois, temos o reportório do 25 de abril com músicas do José Mário Branco, Sérgio Godinho, José Afonso. Eu próprio compus algumas canções revolucionárias engraçadas, mas fiéis àqueles modelos e àquelas harmonias dessa altura." O reportório de abril virá após a meia-noite, "na altura em que os tanques irrompem pelas ruas de Lisboa".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt