António Jorge Gonçalves abre Festa da Ilustração
A Casa da Cultura volta a ser o palco do arranque do Festival da Ilustração de Setúbal. Nesta terceira edição, que começa dia 2 de junho e se prolonga até 2 de julho, o autor contemporâneo homenageado é António Jorge Gonçalves que, nesse dia, pelas 23.30, fará a apresentação de desenho digital Eterópolis. Meia hora depois são inauguradas as exposições Subway Life, A Minha Casa Não Tem Dentro e Desenhos Efémeros, com uma visita guiada pelo próprio ilustrador.
No dia seguinte, sábado, é inaugurada uma exposição de cartazes de Bráulio Amado, na Casa do Largo (Largo José Afonso). "É um dos grandes vultos da ilustração atual", destaca José Teófilo Duarte, sublinhando que "esta é a sua primeira grande exposição em Portugal". A viver em Nova Iorque e até há pouco tempo diretor de arte da Bloomberg, os trabalhos do artista vão ser apresentados em Setúbal e também na Galeria Abysmo, em Lisboa (na Rua da Horta Seca). Esta extensão a Lisboa é uma das novidades desta edição. Mas não é a única.
No segundo fim de semana, mais dois pontos altos, com mais duas exposições a abrirem portas ao público. Primeiro, pelas 17.30, o Convento de Jesus, ainda com obras em curso num projeto de reabilitação do arquiteto João Luís Carrilho da Graça, acolhe a mostra Ilustração Portuguesa que, tal como nas edições anteriores, pretende mostrar o que de melhor foi publicado em Portugal em 2016. "Serão expostas 250 ilustrações de 80 artistas", contabiliza ao DN o organizador, referindo ainda que este ano receberam mais trabalhos a concurso do que nas edições anteriores. "Estamos muito contentes porque os grandes nomes da ilustração em Portugal concorreram, mas também porque surgiram nomes novos e alguns trabalhos surpreendentes", refere José Teófilo Duarte. E, tal como em 2016, este ano voltará a ser editado um catálogo desta exposição - "que é quase como que uma ferramenta de trabalho nesta área", sublinha - bem como um catálogo geral.
Um pouco mais tarde (às 19.00), e mais à beira-rio, na Galeria Municipal do 11, é inaugurada a exposição Pavia, dedicada ao ilustrador consagrado em foco nesta edição, Manuel Ribeiro de Paiva (1907--1957). Uma mostra comissariada por Jorge Silva que, nos dias 17 e 24 de junho, às 19.00, é o cicerone das visitas guiadas.
A Festa da Ilustração inclui ainda várias outras exposições, nomeadamente uma de nove reclusos do Estabelecimento Prisional de Setúbal que contactaram a organização no sentido de integrarem esta iniciativa. Fora de Muros é o título da mostra que poderá ser vista entre 3 de junho e 1 de julho na Biblioteca Municipal.