Ano de 2013 foi o quarto mais quente desde que há registo

O ano de 2013 foi o quarto mais quente desde que começaram os registos, em 1880, revelou hoje a agência norte-americana para a Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA).
Publicado a
Atualizado a

A média combinada das temperaturas da superfície terrestre e oceânica em 2013 foi 0,62 graus Celsius superior à média do século 20, de 13,9 graus Celsius.

Esta temperatura média coloca o ano passado como o quarto mais quente, a par de 2003.

Foi também o 37.º ano consecutivo com uma temperatura global superior à média, acrescenta a organização governamental dos EUA, segundo a qual todos os 13 anos do século XXI estiveram entre os mais quentes de que há registo.

Os três anos mais quentes desde 1880 foram 2010, 2005 e 1998.

Embora a maior parte do mundo tenha registado temperaturas anuais superiores à média, algumas regiões no centro dos EUA, no pacífico oriental e na América do Sul tiveram temperaturas mais baixas do que a média.

Os dados hoje divulgados pela NOAA fazem parte da análise anual das temperaturas feita pela agência.

Também a agência espacial norte-americana (NASA) divulgou hoje os seus dados, que mostram resultados ligeiramente diferentes, com 2013 a aparecer como o sétimo mais quente em média.

Os especialistas dizem que as diferenças de temperatura entre anos são muito pequenas, mas consideram clara a tendência geral para um globo mais quente.

"Tendências de longo prazo nas temperaturas da superfície são pouco usuais e 2013 junta-se à evidência de que há uma mudança climática em curso", disse o climatólogo da NASA Gavin Schmidt.

"Embora um ano ou uma estação possa ser afetada por eventos meteorológicos aleatórios, esta análise mostra a necessidade de uma monitorização de longo prazo".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt