Anjos lança cartão para ajudar cem pessoas carenciadas

A Junta de Freguesia dos Anjos, em Lisboa, vai lançar, na segunda-feira, o cartão solidário Anjo Mais que reúne vários serviços, como comparticipação de medicamentos, refeições, apoio jurídico e atividades desportivas, dirigidos às pessoas mais carenciadas.
Publicado a
Atualizado a

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia dos Anjos, João Mourato Grave, explicou que, numa fase inicial, prevê-se que sejam abrangidos cerca de 60 agregados familiares residentes na freguesia, num total de cerca de 100 pessoas, estimando um investimento inicial de 5.000 euros, que deverá ser "revisto em alta" no primeiro trimestre.

"Já tínhamos um pacote de serviços prestados às pessoas com maior carência (...) mas de uma forma isolada. Com este cartão, pretendemos integrar todos estes apoios para que a coisa seja o menos burocrática possível", explicou o autarca.

Por outro lado, acrescentou ainda João Mourato Grave, "ao reconhecer o cartão, o parceiro não precisa de levantar mais questões [porque] sabe que há uma análise de processo feita pelos serviços da autarquia", pelo que "é muito menos estigmatizante".

O cartão Anjo Mais inclui serviços, a baixo custo ou mesmo a custo zero, em várias áreas, incluindo a comparticipação de medicamentos, consultas gratuitas de aconselhamento jurídico, isenção no pagamento das propinas da Universidade Sénior dos Anjos e também a distribuição diária de refeições.

Para a primeira fase, a autarquia dispõe de 5.000 euros para "dar uma resposta imediata", mas "o investimento total vai depender" das necessidades que forem sendo detetadas, admitindo o presidente da junta que o montante "tenha de ser revisto em alta no médio/curto prazo, porque o número de solicitações tem vindo a aumentar".

"Nesta altura de mais escassez de meios, há, de facto, pessoas muito mais vulneráveis e, sendo o poder local aquele que terá mais obrigação de dar respostas, temos capacidade para rever essa disponibilidade financeira na medida do que venha a ser necessário, com as limitações que uma junta de freguesia tem", esclareceu Mourato Grave.

A Junta de Freguesia dos Anjos pretende que estas sinergias tenham sustentabilidade "para se manterem ao longo do período que venha a ser necessário" e quer ainda alargar o leque de parceiros, nomeadamente no que diz respeito à iniciativa Desperdício Zero.

Este programa resulta de uma parceria com o Banco de Portugal, que vai ceder diariamente um conjunto de refeições já confecionadas que sejam excedentárias.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt