André Couto em nova temporada no GT500 japonês
Em declarações à agência Lusa, André Couto falou da sua nova equipa e da estreia em provas japonesas com os pneus Yokohama que equipam também uma formação da Nissan no mesmo campeonato.
"Fizemos alguns testes de inverno e fomos muito rápidos à chuva, rápidos ao ponto de podermos discutir a vitória numa prova, mas em piso seco estávamos mais lentos, entre os sexto e 11.º tempos", explicou o piloto, que tem residência em Macau.
A poucos dias dos primeiros treinos a sério e da primeira prova, André Couto lembra também que os testes "são excelentes momentos" para testar afinações e vários tipos de pneus, mas quando se vai para a pista numa prova "é tudo diferente".
"Podemos fazer uma excelente volta nos treinos e ficar na frente, mas o tipo de borracha que escolhemos para a qualificação tem de ser a mesma que usamos no primeiro turno da prova e fazer 150 quilómetros - metade da corrida - não é o mesmo que uma volta", recordou.
Pelo nono ano a competir nos Turismos japoneses, André Couto - que já foi vice-campeão da prova em 2004 - salienta que "há que escolher bem a mistura de borracha para poder ganhar posições logo no primeiro turno e perceber que tipo de pneu usar no segundo turno".
"Pode ganhar a corrida quem souber gerir melhor estas opções ou tiver pneus mais adaptados para as condições do tempo na altura, mesmo que não se tenha o melhor carro ou não se seja o piloto mais rápido em prova", explicou.
Para 2012 e muitos quilómetros de treinos feitos, André Couto que "tentar evoluir" a cada prova e "ajudar a equipa" a conquistar o maior número de pontos possível.
"Vamos pensar corrida a corrida. Conhecemos as pistas e os carros, mas é um campeonato muito competitivo e temos de tentar ser constantes, potenciar os circuitos onde podemos arrecadar mais pontos e lutar para andar mais na frente e conquistar o melhor lugar com aquilo que vamos conseguindo em cada prova".
O GT500 japonês integra nove corridas, uma das quais em Sepang, na Malásia.
Para a temporada 2012, André Couto foi já contactado pela organização que pretende continuar a promover, prova a prova e com o apoio de pilotos e marcas - Honda, Nissan e Toyota - a angariação de medula óssea nos circuitos e junto do público, uma causa que abraçou quando o filho Afonso - que não venceu a doença - foi diagnosticado com leucemia.
"Vamos continuar a promover e se dentro da pista somos adversários, nesta causa trabalhamos todos para o mesmo lado e com o mesmo objetivo e por isso pilotos e marcas vão dar as mãos e visitar hospitais próximos das pistas para proporcionar um dia diferente às crianças ali internadas, especialmente aquelas que estão na área de oncologia", concluiu.