Ana Santos vence Prémio EDP Novos Artistas

Ana Santos foi hoje anunciada como a vencedora da edição de 2013 do Prémio EDP Novos Artistas, que era disputado por nove finalistas.
Publicado a
Atualizado a

O vencedor da 10.ª edição do Prémio EDP Novos Artistas, no valor de 15 mil euros, foi anunciado na galeria da Fundação EDP, no Porto.

"Fiquei muito contente, surpreendida. Ainda estou a digerir a notícia", disse Ana Santos ao DN pouco depois do seu nome ser anunciado.

Nascida em Espinho, em 1982, Ana Santos estudou Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e é mestre em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias pela Universidade Nova de Lisboa.

[youtube:0eVZT0d6NWw&]

Das exposições em que já participou destacam-se, em 2013, Coleção de Serralves - Forma Conceptual e Ações Materiais, Museu de Serralves, Porto; em 2012, Trabalho, Chiado 8 - Arte Contemporânea, Lisboa, e Primeira Avenida: Rua de Sentido Único, Museu de Serralves, Porto; em 2011, Musicircus, Roullet, Nova Iorque, EUA, em 2007 Open Studio - O Sítio das Artes, Centro de Arte Moderna, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, e em 2006, 3ª edição do Anteciparte, Lisboa.

Os outros finalistas do prémio eram João Ferro Martins, João Mouro, Luís Lázaro Matos, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Musa paradisiaca, Pedro Henriques, Sandro Miguel Ferreira e Tiago Baptista.

O vencedor foi escolhido por um júri internacional composto por José Manuel dos Santos (diretor cultural da Fundação EDP), Helen Legg (diretora do Spike Island, centro internacional para o desenvolvimento da arte contemporânea e do design, em Bristol, Reino Unido, e juri da edição de 2014 do Turner Prize), Philippe Van Cauteren (diretor artístico do S.M.A.K, museu de arte contemporânea em Ghent, na Bélgica), Suzanne Cotter (diretora do Museu de Serralves) e Jorge Molder (artista e Grande Prémio Fundação EDP Arte em 2010).

Instituído em 2000, com periodicidade bienal, o Prémio Novos Artistas Fundação EDP destina-se à revelação de novos valores da criação nacional no domínio das artes plásticas.

Entre os vencedores de anteriores edições estão Joana Vasconcelos, Vasco Araújo, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, e Gabriel Abrantes.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt