Ana Catarina Monteiro, melhor portuguesa de sempre em Europeus
Grande surpresa da comitiva portuguesa nos Europeus de natação, em Glasgow, Ana Catarina Monteiro obteve nesta segunda-feira a melhor classificação feminina de sempre para Portugal na competição.
A nadadora do Fluvial Vilacondense, que esta temporada tem estado sempre num nível superior, nadou pelas medalhas na final dos 200 metros mariposa, chegando a virar na segunda posição para os últimos 50 metros. No final, um histórico quinto lugar, com novo recorde nacional fixado em 2.08,03 minutos.
"Senti que podia chegar às medalhas e acabei por estar com esse sonho até aos últimos 50 metros. Senti-me muito bem fisicamente. Sabia que tinha já realizado um sonho ao ter chegado à final, por isso não coloquei qualquer pressão de objetivos. Arrisquei tudo na parte inicial e quando cheguei aos últimos 50 metros ainda a lutar pelas medalhas não foi a parte física que fez a diferença, mas a ânsia de chegar ao pódio. Agora é continuar a sonhar e a trabalhar. Há uma grande margem de progressão e muitos aspetos a melhorar. É nesse foco que vou continuar, mas sempre com os pés bem assentes na terra", referiu a nadadora portuguesa, ao site da Federação Portuguesa de Natação.
Na final dos 200 metros estilos masculinos, Alexis Santos não conseguiu repetir a medalha de bronze conquistada há dois anos, ficando-se desta vez pelo sétimo lugar, com 1.59.99.
Já Victoria Kaminskaya voltou a bater o recorde nacional dos 200 bruços, na meia-final. A nadadora terminou em 11.ª com 2.27,19 minutos, melhorando o seu próprio máximo e Portugal obtido na eliminatória (2.27,34).