Alunos evocaram Grande Guerra na Academia Militar

Iniciativa destinou-se a alunos 11.º ano da Escola Secundária da Amadora
Publicado a
Atualizado a

Alunos de 11.º ano da Escola Secundária da Amadora participaram hoje no workshop "Repórteres de Guerra. Um Olhar sobre a I Guerra Mundial". A atividade foi desenvolvida pelo Media Lab Diário de Notícias (DN) e decorreu na Academia Militar da Amadora.

O Coronel Nuno Lemos Pires, Comandante do Corpo de Alunos da Academia Militar, falou sobre a importância da evocação da guerra junto dos jovens. Começou por perguntar se os alunos "têm noção do que se está a passar com o Estado Islâmico?". "É um problema não resolvido de fronteiras inventadas por causa da primeira guerra", explicou. O Coronel recordou um Portugal que, em 1914, estava a atravessar uma situação difícil. Foram muitos os que partiram para as trincheiras, apesar de o país estar dividido politicamente e com uma dívida financeira grande. Considera que, 100 anos volvidos, se deve evocar, não propriamente celebrar, "o esforço dos bisavós ou trisavós".

Segundo disse, no "momento dramático" que se vivia na altura, ficou provada "a bravura do soldado português". Destacou, assim, o "esforço tremendo" feito por todos os jovens de então. "Vocês fazem parte de um país com cerca de nove séculos de história", afirmou para logo acrescentar que Portugal sempre foi "uma nação fiável, que nunca faltou quando era necessário ajudar outras nações". Frisou que Portugal participou na primeira guerra para "honrar a palavra" e "estar ao lado dos aliados", o que continua a acontecer sempre que as tropas portuguesas saem em missão para ajudar outro país.

Esta iniciativa inseriu-se no âmbito das comemorações da Evocação do Centenário da I Guerra Mundial. Houve oportunidade para visitar a exposição "Portugal e a Grande Guerra" patente na Academia Militar, entre 5 de outubro e 11 de novembro, uma organização da Câmara Municipal da Amadora.

Os alunos foram ainda "jornalistas por um dia". Enquanto uns escreveram notícias sobre a Primeira Guerra Mundial e criaram, assim, primeiras páginas de jornal, outros também redigiram notícias, mas às quais deram voz na atividade designada "videocast".

O Media Lab DN é um centro educativo que tem como objetivo promover a educação para e com os media.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt