Alunos defendem fusão de universidades e politécnicos

As associações de estudantes do ensino superior defendem a fusão de universidades e politécnicos e estão contra as regras do programa retomar que obrigam a devolver apoios se não forem cumpridos objetivos. Estas posições foram tornadas públicas depois do encontro nacional destas organizações.
Publicado a
Atualizado a

Os estudantes reuniram-se no passado fim de semana para analisar o ensino superior. Do Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA), saiu um documento, divulgado esta tarde à comunicação social, com as posições dos universitários.

As associações exigem saber o que vai o Governo fazer em relação ao regime jurídico das instituições de ensino superior, que iria ser revisto, bem como a nomeação do conselho coordenador do ensino superior, previsto desde 2007 mas que continua sem membros.

Em relação à reforma da rede, os estudantes elogiam a integração das escolas em politécnicos, mas avisam que "vamos mais longe: defendemos também a fusão de universidades ou politécnicos, se de tal fusão resultarem ganhos de escala considerando um critério de proximidade geográfica". Recorde-se que esta ideia tem sido posta de parte pelos reitores e presidentes de politécnicos.

O ENDA louva o apoio dado para combater o abandono, apesar de alertarem para possíveis problemas. Para os estudantes, "a necessidade de reposição dos apoios em caso de não cumprimento dos objetivos" pode ditar o insucesso do Programa Retomar.

O financiamento do ensino superior foi também analisado e os universitários entendem ser essencial o "cumprimento integral da lei de financiamento". Com "uma fórmula definida através de portaria, que modele o orçamento base através de critérios de qualidade, previamente conhecida, bem como outras formas de incentivos e a contratualização plurianual de financiamento destinado ao desenvolvimento institucional".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt