Alunos decidem referendo

Os alunos do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) decidiram em referendo a extinção da atual federação académica e optaram pela constituição de um modelo associativo naquela instituição de ensino superior.
Publicado a
Atualizado a

De acordo com o resultado do referendo, divulgado hoje na página do Facebook da FACAB, "dos 1073 estudantes que exerceram o seu direito de opinião, 787 (73,35%) acham que o modelo de associativismo deveria vigorar em Castelo Branco".

Opinião contrária tiveram 26,65% dos estudantes, que no referendo se expressaram pela manutenção do atual modelo federativo.

Segundo os dados disponibilizados, dos cerca de 4000 alunos do IPCB apenas cerca de 25% (1.073) exerceram o seu direito de opinião no referendo, facto que é lamentado pela atual direção da FACAB.

"Lamentamos a fraca adesão ao inquérito, mas agradecemos a todos aqueles que deram a sua opinião", lê-se na página do Facebook.

O referendo, cuja votação eletrónica decorreu entre as 00:00 e as 23:59 do dia 5 de novembro, tinha uma única questão: "Qual o modelo associativo que deverá vigorar no IPCB?".

Todos os alunos receberam 'e-mail' do gabinete informático do IPCB, com um 'link' de acesso à votação.

O presidente do IPCB, Carlos Maia, continua sem reconhecer a direção da FACAB, eleita em fevereiro de 2014, devido a alegadas irregularidades no processo eleitoral.

O dirigente disse que assim que todos os órgãos estivessem regularmente constituídos seriam reconhecidos pela instituição. "Até lá, não os posso reconhecer, porque a lei não o permite", explicou Carlos Maia.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt