Alheira de Mirandela e queijo da Serra entre as Maravilhas

A diversidade do património gastronómico de Portugal estão em destaque esta noite em Santarém, na eleição das "7 Maravilhas da Gastronomia" nacional. A alheira de Mirandela foi a primeira a ser anunciada.
Publicado a
Atualizado a

Durante o espectáculo, transmitido em directo na RTP, a partir da antiga Escola Prática de Cavalaria de Santarém, serão anunciados os sete pratos escolhidos pelos mais de 780.000 portugueses que votaram, uma participação que superou largamente a da iniciativa anterior das 7 Maravilhas, que totalizou 656.356 votos.

A alheira de Mirandela e o queijo da Serra da Estrela, foi anunciado há minutos, são vencedores.

Logo depois, soube-se que o caldo verde era o vencedor entre as sopas.

Na categoria de marisco, foi anunciado, ganhou o arroz de marisco.

Seguiram-se a sardinha assada, o leitão da Bairrada e, por último, o pastel de Belém.

Desde o passado dia 7 de Maio, 21 pratos seleccionados por um painel de 21 personalidades - três por cada categoria: entradas, sopa, marisco, peixe, carne, caça e doces - foram colocados a votação, não sendo obrigatório que todas as categorias estivessem representadas no final, como, aliás, aconteceu em relação à caça.

Na votação estavam pratos como os pastéis de bacalhau, alheira de Mirandela e queijo Serra da Estrela (entradas), açorda alentejana, caldo verde e sopa da pedra (sopas), amêijoas à Bulhão Pato, arroz de marisco e xarém com conquilhas (mariscos).

Nos peixes, bacalhau à Gomes de Sá, polvo assado no forno e sardinha assada, nas carnes chanfana, leitão da Bairrada e tripas à moda do Porto, na caça coelho à caçador, coelho à Porto Santo, à caçador e perdiz de escabeche de Alpedrinha e, nos doces, pastel de Belém, pastel de Tentúgal e pudim Abade Priscos.

O espectáculo contou com a participação de artistas como Rui Veloso, Ana Moura, Boss AC, Carminho e Zeca Sempre (Nuno Guerreiro, Olavo Bilac, Tozé Santos, Vítor Silva).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt