Alexandre Quintanilha no conselho científico de Durão

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, anunciou hoje a criação de um Conselho Consultivo de Ciência e Tecnologia, órgão informal que reúne 15 membros, entre os quais o cientista português Alexandre Quintanilha.
Publicado a
Atualizado a

"A ciência e a inovação são impulsionadores chave para a competitividade europeia, o crescimento económico e a criação de novos postos de trabalho", disse José Manuel Durão Barroso.

O presidente da Comissão adiantou ainda que o conselho consultivo -- que hoje se reuniu pela primeira vez -- "debruçar-se-á sobre a ciência e a tecnologia, tópicos relacionados que são de natureza transversal, com uma clara dimensão social", tendo como tarefa indicar como "a investigação e a inovação podem contribuir para o apoio ao desenvolvimento futuro na Europa".

O conselho consultivo é independente e informal, composto por peritos destacados nas áreas de ciência e tecnologia, das universidades, empresas e sociedade civil, cobrindo um amplo âmbito de disciplinas.

A tarefa do órgão é aconselhar o presidente da Comissão Europeia na área da inovação, nomeadamente oportunidades e riscos que advêm do progresso tecnológico e científico.

O físico e biólogo Alexandre Quintanilha é professor catedrático do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt