A abertura ao público do primeiro centro comercial de Setúbal está marcada para amanhã, pelas 10.00 horas, mas o novo Alegro já esta tarde foi elogiado pelo ministro da Economia, António Pires de Lima, durante a inauguração. O investimento de 110 milhões é encarado pelo governante como "sinais dos tempos de recuperação" que o país começa a viver, tratando-se o novo espaço do primeiro centro comercial inaugurado nos últimos dois anos no país. Será ainda o único em 2014..Enquanto as vias de acesso à cidade sofreram uma espécie de metaformose à boleia do projeto, o Grupo Auchan apostou em repartir 114 lojas e nove salas de cinema (que irão abrir no final do mês) por uma área bruta de construção de 27 mil metros quadrados - o equivalente a cerca de três campos de futebol - garantindo a criação de mil novos postos de trabalho diretos e mais 500 indiretos, segundo revelou o diretor geral da Immochan, Mário Costa, tratando-se o Alegro sadino do terceiro centro comercial da marca em Portugal. O estacionamento é gratuito, com capacidade para 2600 viaturas..O investimento é justificado como uma "resposta às necessidades dos consumidores da região, evitando a sua deslocação para fora do concelho", pretendendo atrair os 125 mil habitantes de Setúbal, sem perder de vista um mercado de mais 300 mil pessoas que habitam nos concelhos vizinhos.."Achamos muito relevante este investimento numa área de comércio, serviços e restauração", disse ainda o ministro, considerando tratar-se de uma área barómetro da recuperação económica. "É a primeira área a sentir quando a economia começa a descer e também a uma das primeiras quando a economia começa a recuperar", acrescentou, enquanto a presidente da Câmara, Maria das Dores Meira, destacou a "vitória sobre o ceticismo" que representou a inauguração do centro. .A autarca acredita que vai gerar "riqueza e desenvolvimento" à cidade, tendo procurado sossegar os comerciantes da baixa que receiam o impacto do Alegro no pequeno comércio. Pelo contrário, a edil entende que o centro comercial vai tornar a cidade vai ser mais atrativa, ajudando o comércio tradicional a renovar-se.