Albano da Silva Pereira entre finalistas do BES Photo

O português Albano da Silva Pereira, o moçambicano Filipe Branquinho e os brasileiros Pedro Motta e Sofia Borges são os quatro finalistas do Prémio BES Photo 2013, foi hoje anunciado.
Publicado a
Atualizado a

A escolha dos finalistas é da responsabilidade de um júri constituído por Agnaldo Farias (Instituto Tomie Ohtake, Brasil), Delfim Sardo (crítico e curador, Portugal) e Bisi Silva (Centro de Arte Contemporânea de Lagos, Nigéria).

Cada um dos finalistas recebe uma bolsa de produção para a realização da exposição BES Photo, que será apresentada no Museu Berardo, em Lisboa, entre junho e agosto do próximo ano. O vencedor da 9ª edição prémio, escolhido por um júri internacional, recebe depois 40 mil euros.

Albano da Silva Pereira é um fotógrafo veterano, responsável durante anos pelos Encontros de Fotografia de Coimbra. O júri realça a forma como "o seu trabalho fotográfico se situa na tradição da fotografia de viagem". Foi selecionado pela exposição 'Passion', na Galeria Graça Brandão, em Lisboa, em dezembro do ano passado.

O moçambicano Filipe Branquinho, de 35 anos, usa o retrato para falar do seu país. A exposição 'Ocupações temporárias' realizou-se em Maputo em setembro de 2011 mas parte do seu trabalho pôde ser visto no jardim da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, em junho passado.

Do Brasil foram selecionados dois artistas. Pedro Motta "revela um olhar agudo sobre as incoerências da realidade brasileira", diz o júri, que gostou da exposição 'Campo Fértil', na Galeria Luísa Strina, em junho deste ano.

Já Sofia Borges é "uma jovem fotógrafa em destaque na 30ª edição da Bienal Internacional de São Paulo" e é, diz o júri, "uma produtora de enigmas".

Helena Almeida foi a vencedora da primeira edição do prémio BES Photo em 2004. Seguiram-se José Luís Neto, Daniel Blaufuks, Miguel Soares, Edgar Martins, Filipa César, Manuela Marques e Mauro Pinto.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt