AIP lança programa para colocar PME na economia digital
O projecto e-PME, a desenvolver em parceria com a CISCO e a Portugal Telecom, visa um universo de mil PME, sendo hoje assinado, na sede da Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant), em Torres Novas, o Contrato de Concessão de Incentivos Financeiros entre a AIP e o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI).
O e-PME, inserido no Programa COMPETE -- Programa Operacional Factores de Competitividade, prevê um investimento da ordem dos 28,7 milhões de euros, sendo o incentivo no âmbito do COMPETE/Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) de 14,9 milhões de euros.
O e-PME permitirá a instalação, em cada empresa, de sistemas avançados de comunicação, que integram numa única plataforma dados, voz, vídeo, segurança, wireless e ferramentas de gestão remota, permitindo ainda a sua presença interactiva na Internet, instalando um sítio com "loja virtual" bilingue, bem como a formação de técnicos para uso das tecnologias instaladas.
A AIP estima que as PME que adiram a este projecto terão um "aumento global do volume de vendas", nomeadamente para mercados externos, o aumento de postos de trabalho com perfil tecnológico, o crescimento do número de utilizadores de tecnologias de informação e comunicação.
"Numa economia global e cada vez mais competitiva, torna-se necessário reflectir a estratégia de negócio tradicional e analisar as novas oportunidades que surgem com a economia digital", afirma a AIP.
A AIP entende que as ferramentas a adquirir por estas PME permitirão "uma nova relação com o cliente, uma redução dos tempos e custos associados às vendas, maior notoriedade no mercado global, sendo assim potenciadoras de mais e novos negócios".
A cerimónia contará com as presenças do ministro da Economia e da Inovação, Fernando Teixeira dos Santos, do secretário de Estado adjunto da Indústria e da Inovação, do coordenador do Plano Tecnológico, do gestor do COMPETE, e dos presidentes do IAPMEI e da AICEP.